Um pouco de Charles Bukowski - O Velho Safado

Recentemente comecei a ler Bukowski, no começo vi umas frases e trechos de seus livros pela net e isso despertou o interesse maior que me fez comprar livros e livros que lidos e relidos ainda são constantemente folheados.
Nunca fui de eleger um escritor como favorito mas Charles
Bukowski é um que conquista pela nudez que escrever, não tem rodeios ou fantasia, é a realidade pura, sem florear mostrando um lado do ser humano que nem sempre é retratado.


Vida e Obra

Nasceu em Andernach, na Alemanha, a 16 de agosto de 1920, filho de um soldado americano e de uma jovem alemã. Aos três anos de idade, foi levado aos Estados Unidos pelos pais. Criou-se em meio à pobreza de Los Angeles, cidade onde morou por cinqüenta anos, escrevendo e embriagando-se. Publicou seu primeiro conto em 1944, aos 24 anos de idade. Só aos 35 anos é que começou a publicar poesias. Foi internado diversas vezes com crises de hemorragia e outras disfunções geradas pelo abuso do álcool e do cigarro. Durante a vida, ganhou certa notoriedade com contos publicados pelos jornais alternativos Open City e Nola Express, mas precisou buscar outros meios de sustento: trabalhou 14 anos nos Correios. Casou, se separou e teve uma filha. É considerado o último escritor “maldito” da literatura norte-americana, uma espécie de autor beat honorário, embora nunca tenha se associado com outros representantes beat, como Jack Kerouac e Allen Ginsberg.Sua literatura é de caráter extremamente autobiográfico, e nela abundam temas e personagens marginais, como prostitutas, sexo, alcoolismo, ressacas, corridas de cavalos, pessoas miseráveis e experiências escatoló­gicas. De estilo extremamente livre e imediatista, na obra de Bukowski não transparecem demasiadas preocupações estruturais. Dotado de um senso de humor ferino, auto-irônico e cáustico, ele foi comparado a Henry Miller, Louis-Ferdinand Céline e Ernest Hemingway.

Além de se dedicar a literatura, com seus poemas, poesias e romances, Charles Bukowski também trabalhava nos Correios. Charles era um escritor muito apreciado por jovens, o que lhe retornou tendo poemas adaptados para o cinema e está presente em diversos albuns, músicas e letras de muitas bandas, como Red Hot chilli Peppers, Anthrax, Apollo 440, Bad Radio entre outras.
Bukowski publicou mais de 50 livros, incluindo os romances Cartas na Rua (1971), Mulheres (1978), Misto Quente (1982) e Hollywood (1989). Seus livros mais recentes são as publicações póstumas de Open all night: new poems (2000), Beerspit Night & Cursing: The correspondence of Charles Bukowski & Sheri Martinelli 1960-1967 (2001), the night torn mad with footsteps (2001), Sifting Through the Madness for the Word, the Line, the Way: New Poems (2003).

Vou deixar algumas frases desse poeta (tido como "O maior poeta da América" segundo Jean-Paul Sartre).

E se você tiver a habilidade de amar, ame primeiro a si próprio.
—       Charles Bukowski
Nunca espere demais, da sorte ou dos outros, no fim não há quem não decepcione você.
—  Charles Bukowski.
Estar sozinho significava precisar de alguém. Eu não precisava. Tudo o que eu precisava deles era que não me sufocassem.
—  Charles Bukowski, Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho.
Você não é o único a ter uma noite ruim, este é um mundo cheio de noites ruins.
—   Charles Bukowski.
O amor é um conto de fadas para idiotas.
—  Charles Bukowski
Olhei o rosto dela e pensei, merda, eu a amo.
—  Charles Bukowski
Não era um mundo para os apaixonados, nunca seria.
—  Charles Bukowski
O amor é pros que aguentam a sobrecarga psíquica.
—  Charles Bukowski
sou egoísta:
faço por mim mesmo
para salvar o que restou de mim.
—  Charles Bukowski.
Quanto mais o tempo passa, menos eu significo pras pessoas e menos elas significam pra mim.
—  Charles Bukowski

Impossível amar o mundo. Eu prefiro ficar na cama para dormir.
—  Charles Bukowski

Acho que o único momento em que as pessoas pensam em injustiça é quando acontece com elas.
—  Charles Bukowski, Misto Quente


Me sinto bem em não participar de nada. Me alegra não estar apaixonado e não estar de bem com o mundo. Gosto de me sentir estranho a tudo…
— Charles Bukowski     

Tudo o que sei é o que posso sentir.
—  Charles Bukowski

– Você tá com saudades?
– Porra, eu tô. Tenho vontade de chorar. Tremendo nó no peito. Acho que não saio mais dessa.
—  Charles Bukowski, “Mulheres.”

Não, eu não odeio as pessoas. Só prefiro quando elas não estão por perto.
—  Charles Bukowski
Um pouco de Charles Bukowski - O Velho Safado Um pouco de Charles Bukowski - O Velho Safado Reviewed by Marcelo Pigozzo on 14:39 Rating: 5

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.